Melhores Multivitamínicos: Porque tomar e Quais os Melhores

As vitaminas são nutrientes importantes para a manutenção do nosso organismo e da nossa saúde. Participam ativamente da regulação de diversas funções, tais como:

  • Fortalecimento ósseo
  • Reparação muscular
  • Manutenção da imunidade
  • Melhoras na manutenção da pele

Contudo, nem sempre é simples obter quantidades satisfatórias de vitaminas na alimentação diária. Como consequência, o organismo acaba ficando exposto a alterações desadaptativas em funções variadas.

Para suprir suas necessidades, muitas pessoas recorrem ao suplementos multivitamínicos que, como o próprio nome sugere, são suplementos que possuem diversas vitaminas em sua fórmula. E buscando orientar você acerca de quais os melhores multivitamínicos do mercado, preparamos este texto que esclarece alguns pontos centrais.

Quando Devo Tomar um Multivitamínico?

Considerando que vitaminas são essenciais para nossa saúde, não há aparentemente nenhuma contraindicação em relação ao consumo moderado de multivitamínicos. No entanto, algumas pessoas podem apresentar necessidades maiores que outras, e é sempre importante ter o cuidado de não consumir em excesso.

Atletas, fisiculturistas, pessoas que tenham passado por cirurgia ou pessoas que apresentam sintomas indicativos de deficiência de vitaminas devem ter especial atenção.

Os atletas, por conta de suas rotinas de treinos de alta intensidade, e seus corpos requerem mais nutrientes para se recuperar de forma devida. Já pessoas no período pós-operatório por conta de possibilitar recuperação mais rápida do organismo.

Caso você não esteja entre os grupos que indicam maior necessidade, não há razão para fazer o uso de multivitamínicos, exceto quando sugerido por algum especialista.

Multivitamínico causa resistência por parte do organismo?

Algumas pessoas temem consumir suplementos de certos nutrientes achando que o organismo possa ficar resistente ao nutriente em sua forma natural.

Este processo de dessensibilização é mais comum em medicamentos farmacológicos, podendo raramente acontecer em alguns produtos utilizados no universo fitness. No entanto, não há nenhum indício de que multivitamínicos possam causar resistência.

Ainda assim, todo nutriente atua de forma mais adaptativa dentro de certo limiar. Desta forma, não há necessidade para hiperdosagens de multivitamínicos achando que o efeito possa ser melhor ou mais efetivo.

Quais são os melhores multivitamínicos do mercado

É difícil falar de forma geral qual é o melhor multivitamínico do mercado.  Cada marca pode apresentar proporção diferente entre as múltiplas vitaminas presentes em sua fórmula (alguns suplementos podem ter mais vitamina do complexo B do que vitamina C, enquanto outros apresentarem mais vitamina C do que as demais, por exemplo). Sendo assim, o suplemento melhor para cada indivíduo normalmente é aquele que possui maior concentração da vitamina que o indivíduo apresenta mais carência.

O seu objetivo também influencia na hora de escolher o melhor multivitamínico. Confira a seguir a relação dos principais nutrientes que a pessoa deve ingerir, de acordo com cada objetivo.

Hipertrofia muscular: cálcio, magnésio, cobre, fósforo, potássio, tiamina, vitamina D, vitamina C e zinco.

Energia e resistência: magnésio, Ferro, niacina, ácido pantotênico, fósforo, potássio, sódio, tiamina, vitamina B12 e riboflavina.

Saúde bem-estar: ácido fólico, cálcio, riboflavina, vitamina E, zinco, vitamina A, vitamina B6, vitamina B12, vitamina C e vitamina D.

Tendo essas informações em mente, fica um pouco mais fácil escolher o suplemento multivitamínico que se adeque ao seu objetivo. Ainda assim, existem algumas marcas que são mais bem aceitas no mercado, como por exemplo as que apresentamos a seguir.

Ranking: Qual o Melhor Suplemento Multivitamínico?

Opti-Men – Optimum Nutrition (90 tabletes)

O Opti-Men da Optimum Nutrition é um dos suplementos multivitamínicos mais bem avaliados no mercado. Excelente para recuperação muscular, sobretudo para suprir as necessidades no período pós treino.

Compre na Americanas por R$ 159,89

Multivitamina completa – Biovea

Produzido pela Biovea, o Multivitamina Completa fornece doses elevadas de inúmeras vitaminas importantes para manutenção do organismo. Em sua fórmula, destacam-se a vitamina C, variações da vitamina B (B1, B2, B3, B5, B6 e B12), vitamina A, e vitamina E.

O multivitamina completa pode ser consumido por diferentes indivíduos, auxiliando na obtenção de resultados variados. No entanto, destaca-se o auxílio na manutenção da imunidade, aumento da energia, recuperação muscular e fortalecimento ósseo.

Centrum Silver Multivitamínico

O Centrum Silver Multivitamínico é outra opção de suplemento bastante recomendado no mercado. O produto fornece vitaminas A, B, C, D, E e K.

Sua ação possibilita inúmeros benefícios para a saúde como um todo, auxiliando na regulação de processos fisiológicos e bioquímicos.

Permite melhor absorção de certos nutrientes durante a alimentação, além de aumentar a imunidade, a força muscular e a disposição.

 No entanto, este suplemento tem uma característica singular: sua ação promove benefícios Mais especificamente voltados para o público da meia-idade.

A vitamina K, por exemplo, ajuda no processo antienvelhecimento diminuindo o nível de estresse oxidativo no organismo. Além disso, favorece a absorção de colágeno, ajudando a pele a ficar sempre jovem e com boa elasticidade.

Compre na Americanas por R$ 234,00

Conclusão

Este artigo apresentou a utilidade do suplementos multivitamínicos, mencionando algumas marcas bem avaliadas no mercado. Conforme mencionado, uso de Tais suplementos é de extrema importância para a manutenção da saúde, bem como para a recuperação muscular pós treino e o envelhecimento.

Por conta das variações entre a quantidade de cada vitamina entre as diferentes marcas, cada uma das diferentes opções do mercado pode ser melhor para cada indivíduo.

É importante que o uso de tais suplementos possa ser acompanhado por um especialista, pois tal cuidado garante maior eficácia.

Por fim, cabe ressaltar que, sempre que possível, é importante buscar obter as vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo através de uma dieta equilibrada.

Sobre o Autor: Elemar Berwanger

Deixe um comentário