Melhores Tênis para Crossfit

O melhor tênis para crossfit não é o mesmo para todas as pessoas, e existem diversas variáveis que devem ser consideradas na hora da compra.

O crossfit vem se tornando cada vez mais popular nas academias, especialmente entre o público mais jovem. Como é um treino muito completo, o crossfit é excelente para quem quer perder peso e ganhar massa muscular de forma intensa e divertida.

Melhores Tênis para Crossfit em 2020

Nike Metcon 4 XD Patch StrongNike Metcon 4 XD Patch StrongMelhor Tênis Crossfit MasculinoCompre na Amazon
Everlast Cave kvraEverlast Cave kvraMelhor Custo BenefícioCompre na Amazon
Rock Fit Grip 2Rock Fit Grip 2Uma Opção Boa e BarataR$ 319,90 na Amazon
Tênis Reebok Nano 9Tênis Reebok Nano 9Melhor Tênis Crossfit FemininoCompre na Amazon
Reebok Workout CrossFit Traning FloralReebok Workout CrossFit Traning FloralMelhor Custo BenefícioCompre na Amazon
Everlast Climber IIEverlast Climber II Uma Opção Boa e BarataCompre na Amazon

Mas para que tudo corra como deveria, é preciso que se use um tênis específico para crossfit. Ele dará a estabilidade necessária para as atividades, ao mesmo tempo que deve ser resistente o bastante para suportar as rotinas intensas de exercícios.

Melhores tênis para crossfit de 2020

Assim, fica a pergunta: como escolher o melhor tênis para crossfit? E quais são os melhores calçados no mercado de acordo com esses critérios?

Neste artigo você vai descobrir exatamente o que precisa para escolher o tênis de crossfit ideal para você. Vamos lá!

Dica de Leitura: Melhores tênis para fazer Academia.

Guia de compra: como escolher o melhor tênis para Crossfit?

Um vídeo longo, mas completo, sobre como escolher o melhor tênis para crossfit.

Primeiramente, devemos entender que o melhor tênis para crossfit não é o mesmo para todas as pessoas. Isso vai variar por diversos motivos como estilo pessoal, atividades preferidas e até mesmo o formato dos seus pés.

Tendo isso em mente, vamos dar uma olhada nas características em comum dos melhores tênis para crossfit.

Amortecimento

Ao contrário de atividades como corrida, os tênis para crossfit não devem possuir um amortecimento muito “mole”. A ideia é que o tênis forneça mais estabilidade, e um tênis cujo sistema de amortecimento retorna muita energia pode prejudicar a base de apoio.

Por isso, os melhores tênis para crossfit possuem um amortecimento mais rígido, com menor retorno de energia. Dessa forma, você tem um suporte muito mais eficiente e um desempenho muito melhor.

Solado

Quando se fala em tênis para crossfit, o ideal é que a sola seja plana. Esse formato ajuda a dar uma boa estabilidade para os pés, especialmente em exercícios que exigem agachamento.

Os tênis comuns de corrida, que possuem um calcanhar mais alto, são exemplos do que não se deve usar no crossfit. Além de estimular uma postura errada para o exercício, ele também diminui a estabilidade e a segurança durante o treino.

A estabilidade é essências nos treinos de crossfit
A estabilidade é essencial nos treinos de crossfit.

Flexibilidade

As articulações dos nossos pés são mais predominantes na parte da frente, por causa dos dedos. Por isso, é importante que o seu tênis também seja flexível nessa parte, para fortalecer o movimento natural.

Uma forma de testar isso é simplesmente segurar as duas pontas do calçado e forçá-las uma contra a outra. Se o tênis dobrar na ponta, isso é um bom sinal; caso dobre no meio, o ideal é que você procure outro calçado.

Texturas laterais

Esse detalhe é bem específico, mas é um diferencial muito importante que está presente nos melhores tênis para crossfit. Se trata de uma textura nas laterais do tênis, que é utilizada para subida em corda.

Além de ajudar no exercício, essa textura também protege o calçado do desgaste, já que os exercícios são muito intensos. Caso o tecido seja comum, sem a proteção, ele sofre muito com a abrasão e se rasga em pouquíssimo tempo.

Durabilidade

De uma forma geral, os tênis comuns são ruins para crossfit. Mesmo tênis de excelente qualidade para uso casual ou até mesmo esportivo, quando utilizados para as intensas atividades do crossfit, se desgastam muito rapidamente e logo devem ser substituídos.

Por isso, para economizar tempo e dinheiro, a melhor opção é comprar um tênis específico para crossfit. Se não tiver muita certeza sobre o material, dê preferência a marcas consolidadas no segmento, como Nike e Reebok.

Quais são os Melhores Tênis para Crossfit?

Você agora já sabe quais características estão presentes nos melhores tênis para crossfit. Então que tal dar uma olhada na nossa seleção com calçados que cumprem todos os requisitos?

Nike Metcon 4 XD Patch Strong

1. Nike Metcon 4 XD Patch Strong

Melhor Tênis Crossfit Masculino

O Metcon 4 XD Patch, da Nike, é o melhor tênis para crossfit masculino disponível no mercado. Com todas as qualidades dos Metcon anteriores — e com seus principais problemas corrigidos —, o Metcon 4 tem tudo o que você precisa para um desempenho incrível em qualquer que seja a sua atividade.

O cabedal possui uma trama texturizada que garante ao mesmo tempo durabilidade e resistência, permitindo que você suba em cordas sem medo de rasgar o tecido. O material também é flexível, dando uma excelente versatilidade ao calçado.

A sola oferece uma base baixa e sólida que vai fazer você se sentir praticamente no chão, o que é ideal para um bom desempenho em exercícios como agachamentos. O reforço no calcanhar garante maior estabilidade no shuttle run e lunges laterais, bem como um apoio extra no handstand.

O Metcon 4 conseguiu corrigir os problemas anteriores da série Metcon, especialmente em relação ao material, além de melhorar suas qualidades já presentes. Dessa forma, o tênis da Nike surpreende como o melhor tênis para crossfit.

Compre na Amazon
Everlast Cave kvra

2. Everlast Cave kvra

Melhor Custo-benefício Masculino

Para os homens, o Everlast Cave Kvra é o melhor tênis para crossfit quando a questão é custo-benefício. Conhecido por ser extremamente durável, o Everlast Cave proporciona um desempenho fora de série por um preço bem amigável.

O material é uma malha mista de tecido e sintético, trazendo o melhor dos dois mundos com resistência, flexibilidade e durabilidade. O forro interno acolchoado proporciona o conforto que você precisa para um treino tão intenso quanto você quiser.

Graças à exclusiva tecnologia Ener-g do solado de borracha, o Everlast Cave Kvra proporciona a aderência e a tração necessárias para exercícios de alta intensidade. A palmilha ergonômica dá o toque final para uma excelente base de sustentação e conforto adicional.

O Everlast Cave Kvra veio para mostrar que não deve nada às outras marcas, e que é possível ter um tênis excelente por um preço muito em conta. Assim, no quesito custo-benefício, o Everlast Cave Kvra pode ser considerado o melhor tênis para crossfit.

Compre na Amazon
Rock Fit Grip 2

3. Rock Fit Grip 2

Uma Opção Boa e Barata

Se você não quer gastar muito no momento, mas não abre mão de qualidade, o Rock Fit Grip 2 é pra você. Com um excelente material e design específico para crossfit, esse é o melhor tênis para crossfit nessa faixa de preço.

O Rock Fit Grip 2 tem cabedal fabricado em lona, com acabamento em resina. Essa combinação proporciona uma excelente resistência aos movimentos intensos do crossfit e garante uma durabilidade muito mais alta.

Ele possui solado em borracha de primeira qualidade, que dá a você toda a tração e aderência necessárias para exercícios de alta intensidade. O solado antiderrapante ainda melhora a segurança durante as atividades e permite que você aumente sem medo a sua carga durante o LPO.

Considerando tudo isso, podemos dizer que o Rock Fit Grip 2 tem recursos suficientes para que sua experiência no Crossfit seja excelente. Por isso, caso sua grana esteja curta, este é o melhor tênis de crossfit para você.

R$ 319,90 na Amazon
Tênis Reebok Nano 9

4. Tênis Reebok Nano 9

Melhor Tênis Crossfit Feminino

A linha Nano da Reebok foi uma das primeiras a se dedicar especialmente ao crossfit, com materiais e design pensados para o melhor desempenho. Com o Nano 9 não poderia ser diferente: o tênis é durável e versátil, sendo considerado por muitos como o melhor tênis para crossfit.

Com a tecnologia Stretch Flexwave exclusiva da Reebok, o cabedal se ajusta melhor aos pés e proporciona uma estrutura muito mais firme. O material, além de durável, ainda é extremamente flexível, acompanhando o movimento natural das articulações dos pés.

O reforço em TPU no calcanhar ajuda a manter a estabilidade, além de proteger seu calçado durante os handstands. O solado é fabricado em borracha resistente à abrasão, que permite treinos intensos nos mais variados terrenos sem o medo de estragar o seu tênis. O amortecimento também é excepcional, sendo aplicado na medida certa para não atrapalhar seu treino.

Fazendo parte de uma linha extremamente conceituada, o Reebok Nano 9 veio para mostrar quem é que manda quando o assunto é crossfit. Por todas essas qualidades e ainda muitas outras, podemos dizer com segurança que o este é o melhor tênis para crossfit feminino.

Compre na Amazon
Reebok Workout CrossFit Traning Floral

5. Reebok Workout CrossFit Traning Floral

Melhor Custo-benefício Feminino

Se você procura qualidade por um preço extremamente em conta, este é o tênis certo para você. Inspirado pela linha Nano, o Reebok Workout Crossfit possui as melhores características da linha mais nobre, o que faz dele o melhor tênis para crossfit feminino no quesito custo-benefício.

Fabricado em mesh leve de alta performance, o cabedal dá a flexibilidade que você precisa para exercícios não apenas de crossfit, mas de outros tipos de treino. O tecido garante uma ótima respirabilidade, mantendo os pés arejados durante todo o treino e melhorando seu conforto.

A entressola é fabricada de espuma EVA moldada especificamente para um amortecimento na medida certa, garantindo segurança e estabilidade ao mesmo tempo. O solado de borracha de carbono resiste a qualquer superfície e vai durar o quanto for necessário, seja qual for a intensidade do seu treino.

Criado pela Reebok, que também desenvolveu a linha Nano, o Workout Crossfit é muito bem avaliado. Somando-se as suas excelentes características à satisfação dos clientes, podemos dizer que na questão de custo-benefício este é o melhor tênis para crossfit feminino.

Compre na Amazon
Everlast Climber II

6. Everlast Climber II

Uma Opção Boa e Barata

Se você não pode gastar muito agora mas não quer parar com o crossfit, o Everlast Climber II é a opção perfeita para você. Aliando conforto, durabilidade e desempenho, este tênis prova que é possível ter qualidade sem pagar muito por isso.

O cabedal é confeccionado em material têxtil de alta resistência, cuja trama permite uma excelente respirabilidade. O material como um todo é extremamente leve, o que é interessante para quem também pretende usar o tênis para corridas ou caminhadas.

Por sua vez, o solado de borracha de alta qualidade é resistente a diversos tipos de desgaste, sendo possível utilizar o calçado em diversos terrenos. A entressola de Eva é extremamente confortável, uma vez que é moldada para garantir o melhor amortecimento onde você mais precisa.

O Everlast Climber II possui uma excelente avaliação dos clientes, sendo recomendado por 96% dos compradores. Os principais elogios têm a ver com o conforto, leveza e aderência, o que prova que ele é o melhor tênis para crossfit nessa faixa de preço.

Compre na Amazon

Conclusão

Esperamos que tenha ficado claro que um dos melhores tênis de crossfit possuem características especiais. Essas características melhoram seu desempenho nesse modo de treino tão intenso e ainda por cima ajudam o tênis a resistir aos exercícios e durar mais.

Se você quer mesmo investir em um tênis para crossfit, as melhores opções são o Nano 9 e o Metcon 4. Existem opções com um custo mais em conta, mas podemos garantir: todas as nossas seleções valem a pena. Seja qual for a sua escolha, não deixe de dar uma boa olhada nelas!

Na sua opinião, qual é o melhor tênis para crossfit? Conte para nós nos comentários! E para mais dicas e excelentes produtos do mundo dos esportes, fique ligado no Nutri360.

Até mais!

Sobre o Autor: Johann Victor

Nascido em MS, criado em São Paulo. Gosta de escrever, viajar e aprender sobre tudo o que é possível.

Deixe um comentário