Melhores Tênis de Basquete

Para escolher o melhor tênis de basquete é necessário prestar atenção a uma série de características.

Dentro da quadra, o tênis de basquete é sem dúvidas o melhor amigo do jogador. Afinal, um calçado projetado especificamente para o esporte pode melhorar e muito seu desempenho, segurança e conforto dentro da quadra, proporcionando uma experiência muito mais agradável.

Melhores Tênis de Basquete em 2021

Adidas Marquee BoostAdidas Marquee Boost LowMelhor Tênis de BasqueteCompre na Amazon
Adidas Harden StepbackAdidas Harden StepbackMelhor Custo BenefícioCompre na Amazon
Adidas Entrap MidAdidas Entrap MidMelhor Tênis de Basquete FemininoCompre na Amazon
Adidas Own The GameAdidas OwnthegameMelhor Tênis de Basquete InfantilCompre na Amazon
Nike Precision III AdultoNike Precision III AdultoTênis de Basquete BaratoR$ 389,90 na Amazon

É verdade que não ter um tênis de basquete não vai impedir ninguém que realmente queira jogar. No entanto, jogar com um tênis qualquer pode dificultar corridas, dribles e passes — ou seja, prejudica o desempenho —, além de poder causar lesões e outros problemas. Por isso, um tênis específico para o basquete é mais do que bem-vindo.

Mas então, como escolher o melhor tênis de basquete? O que levar em consideração na hora da escolha? E quais são os melhores tênis de basquete atualmente?

Dica: Se você curte o esporte e quer poder aproveitar mais mesmo da sua casa, confira quais as melhores tabelas de basquete.

Você descobre isso tudo agora mesmo, com o nosso guia de compras. Vamos lá!

Guia de compra: como escolher o melhor tênis de basquete?

Apesar de longo, este vídeo apresenta dicas muito úteis em relação às marcas com os melhores tênis de basquete.

Para escolher o melhor tênis de basquete é preciso levar em conta uma série de características, que serão diferentes de acordo com cada jogador.

Cano alto/médio/baixo

No que se refere à altura da abertura do tênis, existem três tipos de design: cano alto, cano médio e cano baixo.

O tênis de cano alto, por envolver os tornozelos, garante mais estabilidade ao jogador, o que ajuda tanto no desempenho em quadra como também evita torções. Considerando que entre 21% e 53% das lesões no basquete são torções no tornozelo, essa é uma característica bem interessante. A desvantagem é que a mobilidade do tornozelo fica reduzida, o que tira um pouco da liberdade de movimentos do jogador.

Já com o tênis de cano baixo acontece basicamente o oposto: por não envolver os tornozelos, este tênis garante uma mobilidade bem maior, facilitando movimentos mais bruscos e que exigem maior destreza. No entanto, a estabilidade fornecida é menor, o que pode facilitar uma eventual queda ou a torção do tornozelo.

No caso dos tênis de cano médio, as vantagens e desvantagens dos dois tipos anteriores estão em equilíbrio. Alguns profissionais indicam a altura do cano de acordo com a posição do jogador, mas é bom lembrar que o melhor tênis de basquete, no fim das contas, vai depender do seu estilo de jogo e preferência pessoal.

Amortecimento

O amortecimento é outra característica decisiva para escolher o melhor tênis de basquete, já que o amortecimento de má qualidade prejudica tanto o desempenho como a saúde.

Na questão do desempenho, o amortecimento tem um potencial enorme para ajudar o jogador. Existem sistemas avançados de amortecimento que absorvem o impacto dos passos e o devolvem na forma de energia, dando mais impulso para que o jogador corra e salte.

Já no que diz respeito à saúde, o amortecimento é importante para evitar problemas nas articulações. Os joelhos e tornozelos, especialmente, são muito afetados pelo impacto das partidas, e podem se desgastar muito rapidamente caso não haja uma forma de absorver todo esse impacto.

Por isso, o melhor tênis de basquete possui um bom sistema de amortecimento, de preferência com uma entressola responsiva para aumentar o desempenho e o conforto ao máximo.

Está começando agora no basquete? Confira alguns conselhos de especialistas para se dar bem!

Cabedal

O cabedal é a parte “de cima” do tênis, que envolve a maior parte do pé. Suas características influenciam bastante diversos aspectos do calçado, e por isso é importante estar atento.

De preferência, o material do cabedal deve ser leve, para que o jogador tenha mais agilidade tanto ao correr como ao driblar. Por outro lado, é importante que ele também seja resistente, de forma que não se desgaste com facilidade — afinal, um tênis de basquete pode ser um investimento considerável.

É interessante também pensar na respirabilidade do calçado, que ajuda os pés a se manterem em uma temperatura mais amena durante o jogo e melhora bastante o conforto do jogador. Geralmente quem ganha nesse sentido sãos os calçados em mesh, que são leves e com uma trama bem aberta.

Solado

O solado do tênis interfere com algumas questões importantes do jogo, já que é a parte que fica diretamente em contato com o chão.

Isso quer dizer que a aderência com a quadra é totalmente influenciada pelo material e pelo design da sola do tênis. Um padrão em zigue-zague é mais recomendado para quem deseja mais estabilidade, enquanto os padrões circulares facilitam os giros e as mudanças de direção.

Mas qualquer que seja o padrão escolhido, o melhor tênis de basquete deve ter uma boa área de contato com o solo, para fornecer uma base sólida. Caso contrário, o risco de acidentes se torna muito maior em um jogo tão intenso como o basquete.

O material da sola também influencia na durabilidade, e aqui vai mais uma dica: a marca do calçado é um bom indicativo da qualidade do solado. Adidas e Nike, por exemplo, são conhecidas por fabricarem solas para tênis de basquete que duram anos.

Conforto

O conforto do jogador é influenciado por diversos fatores, alguns dos quais já foram mencionados — como amortecimento e respirabilidade.

O revestimento interno do tênis e a palmilha possuem um papel fundamental para garantir o conforto do jogador. Fique atento a calçados com partes acolchoadas e palmilhas anatômicas, que podem até sair um pouco mais caro, mas valem muito a pena.

Seja para correr, saltar ou driblar, os tênis de basquete podem fazer muita diferença.
Seja para correr, saltar ou driblar, os tênis de basquete podem fazer muita diferença.

Quais são os melhores tênis de basquete?

Você já conheceu algumas características para prestar atenção durante sua compra. Agora, para te ajudar a escolher o melhor tênis de basquete, fizemos uma lista com os melhores produtos deste ano.

1. Adidas Marquee Boost

Melhor Tênis de Basquete

Se o que você busca é ter o melhor desempenho dentro da quadra, o Adidas Marquee Boost Low é o melhor tênis de basquete para você. Com uma base ampla para seus pés, material leve e muito resistente, este é o tênis ideal para quem deseja aliar performance, conforto e um design clássico que agradará qualquer fã de basquete.

O Marquee Boost é fabricado em um mesh resistente e ultraflexível que se molda perfeitamente aos seus pés. Flexível e leve, o calçado foi desenvolvido para fornecer o máximo de agilidade para seus movimentos, contando ainda com acolchoamento adicional ao redor do tornozelo para maior conforto.

Com a exclusiva tecnologia Boost da Adidas, este tênis possui uma entressola responsiva que devolve o impacto na forma de impulso, devolvendo sua energia para mais velocidade e saltos mais altos. O solado de borracha dá a base necessária para manter seu equilíbrio e possui a aderência ideal para as quadras de basquete.

Contando com toda a qualidade da Adidas, não é de se surpreender que este produto tenha centenas de avaliações extremamente positivas de usuários do mundo todo. Somando tudo isso, colocamos o Adidas Marquee Boost no topo da nossa lista como o melhor Tênis de Basquete.

2. Adidas Harden Stepback

Melhor Custo Benefício

Se o que você procura é qualidade, conforto e um preço bem em conta, o Adidas Harden Stepback é o melhor tênis de basquete para você. Projetado para te dar conforto do começo ao fim da partida, amortecimento superior e a aderência perfeita, ele será um grande aliado dentro de quadra.

O cabedal do Adidas Harden é fabricado em tecido de alta qualidade, com biqueira sintética para maior flexibilidade. Seu forro é projetado para o máximo de conforto, que, somado ao design focado em respirabilidade, te fornece o conforto que você precisa durante toda a partida.

Sua entressola possui o sistema de amortecimento Bounce, que capta o impacto de cada passo e o devolve como energia para potencializar seus saltos e corridas. A sola de borracha possui um design único e material super aderente para o melhor desempenho no piso da quadra.

Com mais de 1.000 avaliações positivas na página da Amazon, o tênis é elogiado pelo seu conforto e versatilidade. Considerando o preço bem abaixo da média, para este nível de qualidade, podemos dizer que o Adidas Harden Stepback é o melhor tênis de basquete na questão de custo-benefício.

3. Adidas Entrap Mid

Melhor Tênis de Basquete Feminino

O Adidas Entrap Mid é o melhor tênis de basquete feminino para quem deseja estilo e performance em uma única peça. De material resistente, amortecimento superior e um design vintage, este tênis é garantia de estilo dentro e fora das quadras.

Com um cabedal de couro de alta qualidade, o Entrap Mid é flexível e altamente resistente. Seu forro garante um conforto adicional, e o fecho com cadarço permite o ajuste perfeito. O design com cano alto é um clássico do basquete, e é interessante tanto pelo estilo como pelo desempenho superior.

O sistema de amortecimento é tecnologia da Adidas e garante a melhor absorção de impacto, seja no basquete ou em qualquer outra atividade. Para completar, o solado de borracha é de altíssima qualidade e possui a durabilidade e a aderência que você precisa para dar o melhor de si.

Este produto possui centenas de avaliações positivas, que contém elogios ao conforto e à excelente firmeza que o tênis proporciona. Dessa forma, e considerando também o ótimo preço, temos que o Adidas Entrap Mid é o melhor tênis de basquete feminino.

4. Adidas Own The Game

Melhor Tênis de Basquete Infantil

Para as crianças que gostam do esporte, o melhor tênis de basquete é o Adidas Own The Game. Projetado para fornecer o máximo de conforto aos pequenos, esse tênis também dá uma base firme para que eles deem o seu melhor na hora de correr, saltar e driblar.

O cabedal é fabricado em mesh sintético de alta respirabilidade, com revestimento de couro sintético em áreas onde um reforço é necessário. O forro interno garante um conforto superior, assim como a exclusiva palmilha OrthoLite.

Na entressola, o Own The Game possui amortecimento Cloudfoam, que absorve e devolve o impacto em forma de energia. O solado com tecnologia AdiWear tem a durabilidade que a criança precisa e fornece a uma base com a aderência ideal para que possa dar o seu máximo com segurança.

O produto é muito bem avaliado, sendo que os compradores elogiam o conforto e a durabilidade do calçado — o que é um diferencial quando se trata de crianças. Assim, o Adidas Own the Game entra na nossa lista como o melhor tênis de basquete infantil.

5. Nike Precision III Adulto

Tênis de Basquete Barato

O Nike Precision III é o melhor tênis de basquete para quem deseja um calçado excelente mas não quer ou não pode investir muito no momento. Proporcionando conforto, manobrabilidade na quadra e durabilidade, este é um tênis incrível para quem não abre mão de qualidade.

Fabricado em material misto de excelente qualidade, o Nike Precision III é resistente o bastante para que você dê o melhor de si sem medo. Fabricado para fornecer conforto, o calçado possui cano alto com revestimento acolchoado e reforço no calcanhar.

A entressola do Nike Precision III garante uma excelente absorção de impactos e é reforçada na ponta para maior precisão nas jogadas. A sola é fabricada em borracha de primeira linha e possui padrão de círculo, que melhora a movimentação rotacional.

Este é um produto com boas avaliações de compradores do mundo inteiro. Considerando o preço excelente e toda a tecnologia da Nike no Precision III, temos certeza de que ele é o melhor tênis de basquete nessa faixa de preço.

Hora do basquete!

Neste artigo você descobriu quais são as características mais importantes na hora de escolher o melhor tênis de basquete: conforto, design e material são apenas algumas delas, que podem influenciar muito o seu desempenho dentro da quadra.

Para escolher o melhor tênis de basquete, não esqueça de dar uma boa olhada na página de cada produto. Lá você encontrará informações valiosas sobre o modelo e sobre o vendedor, além de saber o que os compradores acharam do produto.

O que não pode faltar no melhor tênis de basquete, na sua opinião? Diz pra gente! E para mais conteúdo sobre calçados esportivos e muito mais, continue de olho no Nutri360. Até mais!

Sobre o Autor: Johann Victor

Nascido em MS, criado em São Paulo. Gosta de escrever, viajar e aprender sobre tudo o que é possível.

Deixe um comentário