Melhores Faixas de Judô

Escolher uma das melhores faixas de judô pode parecer tarefa simples, mas é importante se atentar a algumas características.

Se você pratica ou pretende praticar judô, é imprescindível que use a faixa de judô correta: além de manter o kimono fechado e ajudar na performance durante o combate, elas também representam o nível de experiência do judoca e fazem parte da tradição do esporte.

Melhores Faixas de Judô em 2021

Adidas Club BeltAdidas Club BeltMelhor Faixa de Judô AdultaCompre na Amazon
Faixa Master TorahFaixa Master TorahMelhor Faixa de Judô Adulta em Custo BenefícioCompre na Amazon
Faixa Adidas ChampionFaixa Adidas ChampionMelhor Faixa de Judô para Judocas ExperientesR$ 113,21 na Amazon
Adidas Club Belt BrancaAdidas Club Belt BrancaMelhor Faixa de Judô para IniciantesCompre na Amazon
Adidas Club Belt InfantilAdidas Club Belt InfantilMelhor Faixa de Judô InfantilCompre na Amazon
Faixa Torah InfantilFaixa Torah InfantilMelhor Faixa de Judô Infantil em Custo BenefícioCompre na Amazon
Faixa Branca TorahFaixa Branca TorahMelhor Fixa de Judô Infantil para IniciantesCompre na Amazon

Mas comprar a faixa de judô não é assim tão simples: além da cor, você deve ficar de olho em outras características essenciais na hora de comprar a melhor faixa para você ou seu filho.

Que características são essas? Quais são as cores das faixas? E quais são as melhores faixas de judô do mercado?

Para descobrir tudo isso agora mesmo, é só continuar lendo!

Guia de compra: Como escolher a melhor faixa de judô?

Comprar uma faixa de judô pode parecer trivial — afinal, o acessório é relativamente simples. Mesmo assim, é bom ter alguns conhecimentos em mente para não errar na escolha. Confira:

Cor da faixa

No judô, assim como em outras artes marciais, são usadas faixas de cores diferentes de acordo com o nível de experiência dos praticantes. Confira a seguir a ordem oficial das faixas de judô no Brasil, do nível menos experiente ao mais experiente:

Faixas Iniciantes

  • Branca
  • Branca/Cinza
  • Cinza
  • Cinza/Azul
  • Azul
  • Azul/Amarela
  • Amarela
  • Amarela/Laranja

Faixas intermediárias

  • Laranja
  • Verde
  • Roxa
  • Marrom

Faixas avançadas

  • Preta
  • Coral (vermelha e branca)
  • Vermelha

Comprimento

O comprimento de uma faixa de judô é definido pelo tamanho do atleta. A faixa de judô para um judoca em específico deve dar duas voltas em torno de sua cintura e ainda ter comprimento o bastante para um belo nó.

Por isso, geralmente elas têm ao menos 2 metros de comprimento, para as crianças, e podem ir até 3 metros no caso dos adultos.

É importante que a faixa não seja muito curta ou muito longa, pois isso pode causar desconforto ou até mesmo atrapalhar os lutadores quando estiverem engajados em combate. Um bom chute é comprar uma faixa 2,5 vezes maior que a circunferência da cintura do atleta.

Resistência

Quem não conhece o judô talvez pense que trocar de faixa é algo corriqueiro, que acontece frequentemente. Embora a troca das faixas de judô sejam mais frequentes nos níveis iniciantes, ela se torna cada vez mais rara conforme o judoca sobre de nível.

O tempo mínimo entre a troca de faixas é chamado de período de carência. Da faixa amarela para a faixa laranja, por exemplo, são necessários 2 anos de treino no mínimo, de acordo com o regulamento da Confederação Brasileira de Judô.

A melhor faixa de judô é aquela capaz de durar todo o tempo de carência sem precisar ser substituída. Afinal, as faixas anteriores costumam ser guardadas como troféus, e é muito interessante que estejam em suas melhores condições.

Atrito

O atrito da faixa no kimono faz toda a diferença durante o combate. Se o atrito da faixa for pequeno, ela escorregará bastante e poderá atrapalhar os movimentos do judoca, além de causar desconforto caso o atleta seja obrigado a apertá-la demais.

Por outro lado, uma faixa cujo atrito muito grande pode acabar se desgastando mais facilmente conforme entra em contato com o kimono. Ou, pior ainda, ela pode causar danos ao próprio kimono — que é bem mais caro do que a faixa.

Assim, a melhor faixa de judô possui um atrito equilibrado, que muitas vezes está relacionado ao material, à textura e ao acabamento do acessório.

O judô é um esporte para todas as idades.
O judô é um esporte para todas as idades.

Quais são as melhores faixas de judô de 2020?

Certo, você já sabe o que procurar em uma faixa para ter certeza de que ela é a melhor faixa de judô. Agora, vamos dar uma olhada em alguns produtos que cumprem esses requisitos? Escolhemos a dedo as melhores faixas de judô do mercado só para você. Confira!

1. Adidas Club Belt

Melhor Faixa de Judô Adulta

Faixa Judô CLUB BELT ADULTO - VERDE - Adidas

  • Marca: Adidas
  • Idade: adulto
  • Comprimento: 2,80 m
  • Cores: Azul, Laranja, Verde, Roxo

Se você quer a melhor faixa de judô para os seus treinos, a escolha ideal é a Adidas Club Belt. Com toda a qualidade da Adidas, esta é a faixa ideal para quem está realmente comprometido com o judô e procura resistência e qualidade.

A Adidas Club Belt possui 2,80 m de comprimento, o que é suficiente para um bom enlace ao redor do corpo. Seu material de qualidade superior garante a durabilidade da faixa durante o tempo que for necessário, o que é reforçado pelo acabamento.

Com uma ótima avaliação na Amazon e a garantia Adidas de qualidade, esta é com certeza a melhor faixa de judô de 2020.

2. Faixa Master Torah

Melhor Faixa de Judô Adulta em Custo Benefício

Faixa Branca Judo - Torah - Adulto

  • Marca: Torah
  • Idade: adulto
  • Comprimento: 2,80 m
  • Cores: Branca, Azul, Laranja, Verde, Roxo, Marrom, Preta, Vermelha

Se o que você busca é uma faixa de excelente qualidade, mas por um preço mais em conta, a Torah tem a melhor faixa de judô para você. Com excelente acabamento e um excelente preço, as faixas de judô Master são a opção perfeita para não deixar de treinar.

As faixas Torah Master possuem um enchimento mais firme para garantir uma excelente performance no tatame. Fabricada totalmente em algodão, seu acabamento possui 6 costuras paralelas, o que assegura que tudo ficará no lugar até mesmo nos combates mais intensos.

Este produto está disponível em 4 tamanhos diferentes, que vão de 2,60 m a 3,20 m. Considerando a qualidade e o preço abaixo da média, esta com certeza é a melhor faixa de judô adulta na questão do custo-benefício.

3. Faixa Adidas Champion

Melhor Faixa de Judô para Judocas Experientes

FAIXA ADIDAS CHAMPION 3,00 Preta

  • Marca: Adidas
  • Idade: adulto
  • Comprimento: 2,8 m
  • Cores: Preto

A Adidas sabe que, no Judô de alto nível, todo e qualquer detalhe pode fazer toda a diferença. Por isso, para os judocas experientes, ela desenvolveu a Adidas Champion, que, aliando conforto e resistência, é a melhor faixa de judô para quem quer dar o máximo de si.

A Adidas Champion é fabricada em algodão de primeira qualidade para o máximo de resistência. Sua textura permite um ajuste firme e confortável sobre o kimono, e as 12 costuras paralelas garantem uma durabilidade excelente mesmo após vários combates intensos.

Este produto possui boas avaliações dos compradores, que elogiam sua qualidade. E não poderíamos esperar menos que isso: afinal, é da Adidas que estamos falando. Por isso, para os judocas mais experientes, a melhor faixa de judô é a Adidas Champion.

4. Adidas Club Belt Branca

Melhor Faixa de Judô para Iniciantes

Faixa Judô CLUB BELT Adulto - Branca - Adidas

  • Marca: Adidas
  • Idade: adulto
  • Comprimento: 2,80 m
  • Cores: Branco

Só porque um judoca é iniciante, não quer dizer que não precise de uma faixa de qualidade. Na verdade, justamente para poderem focar completamente no judô, é imprescindível que suas faixas de judô sejam fortes e eficientes. Para esses casos, a melhor faixa de judô é a Adidas Club Belt Branca.

Completamente fabricada em algodão, a faixa Club Belt para iniciantes possui rigidez, textura e resistência na medida certa para que o iniciante no judô esteja confortável para aprender. Com 8 costuras paralelas no acabamento, ela vai suportar todos os combates até a próxima troca de faixa.

Este é mais um produto Adidas, que tem toda a qualidade da marca empregada desde o projeto até a confecção. Para iniciantes, a melhor faixa de judô é com certeza a Adidas Club Belt Branca.

5. Adidas Club Belt Infantil

Melhor Faixa de Judô Infantil

Faixa Judô CLUB BELT Infantil - 2,40 - VERDE - Adidas

  • Marca: Adidas
  • Idade: infantil
  • Comprimento: 2,40 m
  • Cores: Verde

As crianças também precisam do melhor equipamento de judô para que consigam focar em seu aprendizado e dar o máximo de si. A melhor faixa de judô para os pequenos é a Adidas Club Belt Infantil, que alia conforto e resistência na medida certa para os jovens judocas.

As faixas de judô infantis da Adidas são fabricadas completamente em algodão para proporcionar segurança e eficiência aos pequenos judocas. Elas contam com um acabamento de alta qualidade com 8 costuras, de forma a manter a faixa sempre inteira durante todo o tempo necessário para a próxima graduação.

Este produto possui uma boa avaliação, o que já era esperado da Adidas. A cor verde é para alunos de nível intermediário, sendo utilizada por pelo menos um ano até a troca para a faixa roxa. Assim, graças a sua durabilidade e conforto, a Adidas Club Belt Infantil é a melhor faixa de judô para crianças.

6. Faixa Torah Infantil

Melhor Faixa de Judô Infantil em Custo Benefício

Faixa Amarela Judo - Torah - Infantil

  • Marca: Torah
  • Idade: infantil
  • Comprimento: 2,10 m a 2,50 m
  • Cores: Azul, Amarelo

Se o que você busca é uma faixa infantil de excelente qualidade, mas por um preço mais em conta, a Torah tem a melhor faixa de judô para você. Com um ótimo acabamento e confeccionada em um material de primeira, a faixa Torah Master Infantil é ideal para os pequenos judocas.

A Faixa Torah possui duas vantagens: a primeira é que, graças à sua excelente durabilidade, ela continuará firme e forte até a próxima troca, que nos níveis cinza e amarelo, acontece depois de no mínimo 6 meses.

Por outro lado, por se tratar ainda de níveis iniciais, elas não são um investimento tão grande caso o aluno decida não continuar no judô.

O produto está disponível em diferentes tamanhos, podendo ser usado por crianças de todas as idades. Graças ao seu preço excelente e as ótimas vantagens, a Torah Master Infantil é com certeza a melhor faixa de judô para crianças na questão do custo-benefício.

7. Faixa Branca Torah

Melhor Fixa de Judô Infantil para Iniciantes

Faixa Branca Judo - Torah - Infantil

  • Marca: Torah
  • Idade: infantil
  • Comprimento: 2,10 m a 2,50 m
  • Cores: Branca

Os pequenos judocas iniciantes terão muito a aprender em seu treinamento. Para que isso aconteça de forma confortável e segura, a melhor faixa de judô é a Torah Branca Infantil, que fornece tudo o que eles precisam para focarem 100% no aprendizado.

A faixa Torah Branca é fabricada completamente em algodão, com 6 costuras paralelas que vão segurar todas as camadas no lugar até bem depois da troca de faixa. Ela possui um enchimento que garante o nível ideal de rigidez para que os jovens judocas treinem com conforto e segurança.

O preço também é um fator muito em conta, já que não é um investimento muito grande caso o aluno desista do judô. Assim, com todas essas vantagens, temos certeza de que a melhor faixa de judô para pequenos iniciantes é a Torah Branca Infantil.

É hora do judô!

Depois de ler este guia, você já sabe como escolher a melhor faixa de judô. Primeiro, é preciso saber a cor da graduação do judoca; depois, é necessário prestar atenção ao tamanho do judoca, ao material da faixa e ao acabamento.

Para ter certeza de que escolheu a melhor faixa de judô, faça questão de visitar a página de cada produto para saber mais detalhes sobre o vendedor e o fabricante da faixa, além de descobrir o que os compradores pensam daquele produto em específico.

Ainda não sabe qual é a melhor das faixas de judô para você? Fale com a gente e te daremos uma força! Para mais conteúdo sobre esportes e artigos esportivos, fique de olho no resto do blog.

Até mais!

Sobre o Autor: Johann Victor

Nascido em MS, criado em São Paulo. Gosta de escrever, viajar e aprender sobre tudo o que é possível.

Deixe um comentário