Melhores Bolas de Rugby

Para escolher a melhor das bolas de rugby, é necessário levar em conta alguns fatores como experiência, idade e tipo de jogo.

O rugby é um esporte que ainda não está muito enraizado em nossa cultura, mas que vem ganhando mais adeptos no país com o passar do tempo. E com essa tendência, nosso mercado ganha cada vez mais produtos relacionados ao esporte, e o melhor: por preços bem acessíveis.

Melhores Bolas de Rugby para 2022

Gilbert_G-TR4000_-_tabelaGilbert G-TR4000Melhor Bola de RugbyR$ 1.193,75 na Amazon
Gilbert_Elegant_Violence_-_tabelaGilbert Elegant ViolenceMelhor Bola de Rugby em Custo BenefícioCompre na Amazon
WILSON_NFL_MVP_-_tabelaWILSON NFL MVPBola de Rugby Para IniciantesCompre na Amazon
Gilbert_G-TR4000_Rosa_-_tabelaGilbert G-TR4000 RosaBola de Rugby FemininaCompre na Amazon

E o mais imprescindível desses produtos, é claro, é a bola de rugby. Mas ela ainda gera alguma confusão nas pessoas, que podem até mesmo confundi-la com a bola de futebol americano. Se você quer jogar rugby, esse é um erro que você não pode cometer!

Então, qual é a diferença entre os dois tipos de bola? Como escolher a melhor bola de rugby? E quais são as melhores bolas de rugby disponíveis atualmente?

Continue lendo para descobrir!

Guia de compra de Bolas de Rugby

Qual a diferença entre as bolas de rugby e futebol americano?

No nosso país é bem comum confundir os dois esportes, já que possuem muitas semelhanças e não estão tão presentes na nossa cultura.

No entanto, as duas modalidades possuem diversas diferenças, como o número de jogadores (15 no rugby e 11 no futebol americano).

Mas como estamos falando da bola, vamos focar nela: a bola de rugby é mais longa que a do futebol americano, mas em compensação possui pontas mais arredondadas. Esse formato ajuda nos chutes, que são mais frequentes nessa modalidade.

Já a bola de futebol americano é mais “pontuda”, o que facilita a aerodinâmica.

O futebol americano costuma ter jogadas mais imediatas e o jogo é interrompido diversas vezes entre elas, o que impede que a bola seja chutada a todo momento como acontece no rugby.

Dica: Conheça também quais as melhores bolas de vôlei.

Um vídeo explicando melhor a diferença entre os dois esportes.

Guia de compra: como escolher a melhor bola de rugby?

Agora você já entendeu: o rugby tem sua própria bola, e não deve ser utilizada uma bola de futebol americano em seu lugar.

Tamanho

Existem 6 tamanhos oficiais de bola de Rugby. Pode-se dizer que cada um desses tamanhos é a melhor bola de rugby para uma idade específica, conforme as seguintes correspondências:

Até 6 anos

  • Mini: 16 cm de comprimento e 31,5 de circunferência no ponto mais largo.
  • Midi: 21,5 cm de comprimento e 42 de circunferência no ponto mais largo.

De 7 a 9 anos

  • Tamanho 3: 25,5 cm de comprimento e 53,5 de circunferência no ponto mais largo.

De 10 a 14 anos

  • Tamanho 4: 25,7 cm de comprimento e 54,5 de circunferência no ponto mais largo.

15 anos ou mais

  • Tamanho 5: 28,5 cm de comprimento e 58,5 de circunferência no ponto mais largo.

Cada tamanho foi calculado para dar ao jogador a melhor experiência durante jogos e treinos, seja na questão do conforto ou do desempenho. Por isso, caso vá dar uma bola de presente para uma criança, lembre-se desse detalhe.

Nível de experiência

Além do tamanho, um fator importante para escolher a melhor bola de rugby para você é considerar o seu nível de experiência no esporte. Cada nível de familiaridade com o rugby traz suas próprias dificuldades, e por isso a bola ideal deve ser escolhida com isso em mente.

Para os iniciantes, é preciso que a bola tenha bastante aderência para que o domínio e os passes sejam facilitados. De fato, uma das bases do rugby são os passes, que não são exatamente fáceis de realizar.

Por isso, ajudar o iniciante nessa questão é extremamente necessário para que não sejam frustrados e possam se focar em outros aspectos do jogo.

Já os jogadores avançados não se preocupam mais em conseguir realizar os passes: em vez disso, a preocupação é maior com o desempenho em campo.

Para isso, as bolas precisam de mais estabilidade, o que garante trajetórias mais lineares e maior precisão nos arremessos e chutes.

Nesse grupo, as melhores bolas de rugby possuem um peso melhor distribuído e uma maior facilidade de transmitir a força do jogador para o objeto.

Quem joga em nível profissional precisa de tudo o que as categorias anteriores possuem, mas existem ainda outros desafios.

Com uma rotina muito mais pesada de treinos do que um jogador casual, os jogadores profissionais precisam de uma bola que seja resistente e consiga suportar até mesmo as partidas mais intensas.

Assim, para esse tipo de jogador, a melhor bola de rugby tem que ser extremamente durável. Ela também precisa de uma boa costura, que impeça a água de entrar no miolo caso o jogo aconteça na chuva ou em quadra molhada.

A durabilidade das bolas é essencial em um esporte com o rugby
Em um esporte como Rugby, a durabilidade é essencial.

Tipo de jogo

De uma forma geral, podemos dizer que existem dois tipos de bola de rugby, a bola de academia (ou clube) e a bola de lazer. O tipo de jogo é responsável por definir tanto as características de desempenho da bola como também o próprio material do qual ela é feita.

Para o lazer, temos uma bola que não oferece tanto na questão de desempenho, mas é acessível para mais pessoas.

Seu material é mais leve e flexível, o que é ótimo para jogar com crianças de uma forma que elas consigam realizar seus passes e não se machuquem.

Esse é o melhor tipo de bola para recreação, mesmo que o desempenho não seja como o de uma bola profissional: é boa para todos os tipos de experiência e também não há muito problema em ser usada por pessoas de idades diferentes.

As bolas de clube (ou academia), por outro lado, são projetadas para jogos mais sérios e disputados, e por isso são feitas com materiais de maior qualidade e com tecnologia que garante um desempenho melhor para os jogadores.

A melhor bola de rugby para esse tipo de jogo tem algumas características básicas: uma aderência superior, geralmente através das texturas do revestimento; maior durabilidade, graças a materiais e acabamento melhores; e um bom controle de ar, que garante que a bola permanecerá pressurizada na medida certa, mesmo que a partida seja muito intensa.

Para ficar ainda mais por dentro desse esporte, recomendamos que confira quais são as regras oficiais do Rugby.

Quais são as Melhores Bolas de Rugby para Você Jogar, Brincar e se Divertir?

Se você leu até aqui, então já sabe que a melhor bola de rugby deve ser escolhida dentro de vários critérios, que variam de pessoa para pessoa.

Agora, que tal dar uma olhada na nossa seleção com as melhores bolas de rugby de 2022 e verificar se elas cumprem seus requisitos para você?

1. Gilbert G-TR4000

Melhor Bola de Rugby

Gilbert G-TR4000 Bola de rugby para treinamento, Flouro, Size 4

  • Material: borracha e látex
  • Tamanho: 25,5, 25,7 e 28,5 cm
  • Peso: 320 a 440 g

Para começar, esse produto segue o padrão de aderência triangular patenteado da Gilbert, ideal para dar mais firmeza no arremesso.

Assim, ela pode ser usada tanto para treinos quanto para jogos profissionais. Afinal, seu desempenho é aprimorado, perfeita para desenvolver habilidades.

Sua construção é feita em três camadas de algodão e algodão laminado, além de ter tecido técnico Hydratec, com laminação à prova de água.

Da mesma maneira, ela tem costura à mão, garantindo ainda mais qualidade e durabilidade ao item.

Com tudo isso, ela pode ser usada sem medo em áreas abertas, independente do clima, ou fechadas.

Ela conta com três tamanhos: 3 (de 7 a 9 anos), 4 (de 10 a 14 anos) e 5 (para quem tem 15 anos ou mais).

Essa bola de rugby tem uma boa gama de cores para você escolher, como azul e verde neon e vermelho com branco e até uma versão com as cores da bandeira brasileira.

PrósContras
Diversas opções de cores e tamanhosPreço elevado
Construção em camadas, aumenta a resistência 
Tem tecido tecnológico à prova de água 
É construída para garantir o desempenho 
Tem design exclusivo 

2. Gilbert Elegant Violence

Melhor Bola de Rugby em Custo Benefício

Bola de Rugby da Gilbert Elegant Violence

  • Material: borracha e látex
  • Tamanho: 28,5 cm
  • Peso: 385 g

Também seguindo o formato de aderência triangular patenteado da Gilbert, esta é uma outra opção para quem busca desempenho.

Ela tem um custo mais acessível e somente um tamanho disponível, o 5, sendo ideal para quem tem 15 anos ou mais.

Justamente por dar mais firmeza no arremesso e segurança para correr com a bola, ela se adéqua bem a treinos e jogos, onde a velocidade é característica da partida.

Seu design é diferenciado, seguindo uma linha mais elegante e fechada, com a junção das cores preta e prata.

Ela também tem a logo de uma caveira estampada com a frase Elegant Violence, uma vertente do rugby.

Esse produto também pode ser usado em áreas abertas ou fechadas, pois também conta com proteção à água.

Afinal, seu tecido é técnico, com a tecnologia Hydratec, também exclusiva da marca, que possui uma laminação especial.

PrósContras
Design exclusivoPreço elevado, mesmo sendo mais acessível
Proteção contra à águaSomente tamanho 5 
Boa durabilidade e resistência 
Leve e de fácil pegada 
Ideal para treinos e jogos de velocidade 

3. WILSON NFL MVP

Bola de Rugby Para Iniciantes

Disponível nas cores cinza e laranja, o mais tradicional, essa é uma bola de rugby ideal para quem quer treinar e melhorar habilidades.

Ela é indicada para quem tem a partir de 14 anos e esteja iniciando na prática desse esporte.

Na parte externa, esse produto é composto por poliéster, um material que ajuda a dar maior aderência durante a pegada.

Assim, dificilmente a bola irá escorregar da mão durante os treinos ou partidas de velocidade.

Além disso, ela tem uma proteção e capa sintética, que permite que ela seja usada em ambientes abertos ou fechados.

Ela é leve e confortável, adequada para não cansar tanto os braços durante a partida. Tudo isso, graças a sua câmara de borracha interna que garante máxima retenção do ar e leveza.

Esse item também pode ser usado na prática do futebol americano, justamente pelo seu alto desempenho e durabilidade.

Seu design é original da Wilson, com direito a cadarço e costura à máquina para reforçar a resistência.

PrósContras
Tamanho oficial, pode ser usada no futebol americano tambémPara nós, não foram encontrados aspectos negativos
Costura à máquina, sendo mais durável 
Câmara de borracha com alta retenção do ar 
Tem boa pegada e resistência 
Conta com capa e proteção sintética 

4. Gilbert G-TR4000 Rosa

Bola de Rugby Feminina

Gilbert G-TR4000 Bola de Treino Rugby - Rosa Fluoro

  • Material: borracha e látex
  • Tamanho: 28,5 cm
  • Peso: 440 g

Para fechar, esta é uma bola de rugby da Gilbert que segue todos os diferenciais da marca, mas tem um design mais feminino. Ela combina as cores preto e rosa, tendo um design exclusivo.

Ela está disponível apenas no tamanho 5, ideal para quem tem 15 anos ou mais. Assim, tem 58,5 cm de circunferência no ponto mais largo.

Como as demais bolas da marca, esta também tem construção em três camadas, combinando algodão e algodão laminado com poliéster.

Assim como, conta com o tecido técnico com tecnologia Hydratec, que tem uma laminação especial que a deixa a bola à prova de água.

Sua superfície é de borracha, com textura que ajuda na pegada e a deixa ainda mais durável.

Esse produto também é costurado à mão, reforçando a sua durabilidade. Sem contar que é confeccionada para proporcionar desempenho e velocidade nos arremessos.

Portanto, ela pode ser usada em quadras abertas ou fechadas, para treinos ou jogos profissionais.

PrósContras
É construída em camadas, sendo mais resistentePreço elevado
Tem tecido tecnológico à prova de águaDisponível somente no tamanho 5 
Alta aderência, por ser triangular 
Ideal para treinos ou jogos de velocidade e desempenho 
Superfície em borracha texturizada melhora a pegada 

E aí, vamos jogar Rugby?

Esperamos que tenha ficado claro: a melhor bola de rugby para uma pessoa pode não ser a melhor para outra. É preciso levar em conta a idade dos jogadores, o estilo de jogo e seu nível de experiência, para só então escolher uma bola que seja eficiente.

Mesmo assim, vale a pena dar uma olhada nas bolas de rugby que selecionamos. Verifique as informações do vendedor para tirar todas as suas dúvidas e enfim fazer a escolha correta.

Você já sabe qual é a melhor bola de rugby para você? Nos diga nos comentários! E para mais conteúdo sobre esportes e os melhores produtos do mercado, continue de olho no Nutri360.

Até a próxima!

Sobre o Autor: Elemar Berwanger

Deixe um comentário