Você tem interesse em comprar a melhor bicicleta elétrica, mas não sabe como escolher o melhor modelo?
Então você está no lugar certo, pois preparamos um guia com as melhores opções e modelos de bicicletas elétricas para você adquirir.
Elas possuem motor para uma função de auxílio de pedaladas, mas não são feitas para você andar apenas com a força do motor elétrico, como de uma motocicleta.
Essas bicicletas são conhecidas também como e-bikes, e são alternativas ótimas para quem precisa de um meio de transporte mais em conta para poder andar no dia a dia. São ecologicamente corretas e econômicas.
Quando você for decidir o seu modelo ideal, deve sempre prestar atenção na potência, autonomia e formato da bicicleta.
Existem até algumas bicicletas dobráveis, que podem ser guardadas onde você quiser.
Melhores Bicicletas Elétricas de 2024
1. Machine Motors Liberty Lithium | Melhor Bicicleta Elétrica | Produto indisponível | |
2. Atrio Chicago BI207 | Melhor Bicicleta Elétrica em Custo Benefício | Produto indisponível | |
3. Atrio - BI208 | Bicicleta Elétrica Barata Retrô | Produto indisponível | |
4. Rocket Beach Cargo | Bicicleta Motorizada Mobilete 2 Tempos | Compre na Amazon | |
5. Duos Confort Full | Melhor Bicicleta Elétrica Feminina | Produto indisponível |
O que é uma bicicleta elétrica?
São bicicletas que possuem um motor elétrico integrado e uma bateria, para que você possa usar junto com os pedais. Fisicamente elas são muito parecidas com bicicletas comuns, bem mais que ciclomotores e motocicletas.
A maioria dos modelos atuais possuem uma assistência para pedaladas.
Essa assistência faz com que o motor funcione quando se faz força nos pedais e ele torna o processo mais fácil.
Como Funcionam
Como já explicado anteriormente, elas são híbridas e funcionam com o motor elétrico juntamente com o sistema comum de pedaladas. São alimentadas por bateria e recarregadas em tomadas comuns.
Em sua maioria, os motores funcionam devido ao impulsionamento através de pedaladas, e o motor tira o peso e a força empregada apenas pelas pernas do usuário.
Isso ajuda também se você precisar deste veículo para ir trabalhar, pois assim você não chega nos locais suado. O motor não é tão eficiente em subidas mais íngremes, então escolha caminhos com poucas ladeiras.
Uma excelente forma de manter seu condicionamento físico sem sair de casa, é utilizando uma das melhores bicicletas ergométricas.
Velocidade
Na maioria dos modelos de bicicletas elétricas encontrados no mercado o limite de velocidade que conseguem chegar com o auxílio do motor é de 25 km/h.
Quando você for acima disso, o motor para de funcionar e volta apenas quando a velocidade diminuir novamente.
Esse limite ocorre para que você possa utilizar essa bicicleta nas cidades. Bicicletas com motores que passem de 25 km/h e que possuem um punho com acelerador precisam de documento especial.
Mas para você que quer ir mais rápido, pode muito bem pegar lugares com descidas e terrenos bem planos e você pode usar como uma bicicleta comum e ir na velocidade que conseguir chegar sem problemas. A limitação é apenas para o uso do motor.
Tipos
Esse é um transporte muito divertido e útil para todo mundo que gosta de andar de bicicleta.
E os tipos que estão disponíveis no mercado são os mais variados, assim como as bicicletas comuns, existem modelos urbanos, para estrada e para biciclos, por exemplo.
Então para escolher, pense no tipo de bicicleta que você gosta e aí procure um modelo que seja elétrico.
Lembre-se que ao sair para realizar exercícios, é sempre bom ficar hidratado. Para isso, fizemos um artigo especial para as melhores garrafas squeezes, que são suas aliadas nesse processo.
Regras para dirigir bicicletas elétricas no Brasil
Muita gente acaba ficando na dúvida sobre ser ou não permitido que qualquer pessoa tenha e dirija uma bicicleta elétrica. E querem saber qual a regra vigente.
E são as mesmas regras que as bicicletas comuns seguem, andar preferencialmente nas ciclovias ou ciclofaixas, e, caso não tenha, andar no acostamento ou canto da pista.
Isso é para motores de até 350 watts de potência que chegam a 25 km/h.
Para poder circular normalmente, você precisa ter na sua e-bike indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna atrás, na frente e na lateral, espelhos retrovisores e pneus em condições seguras.
O uso de capacete é obrigatório, mas não é necessário ser maior de idade ou possuir habilitação de trânsito. A bicicleta também não precisa de emplacamento.
Preste bastante atenção à potência do motor quando for comprar a sua bicicleta elétrica, pois se ultrapassar os 350 watts já será considerado um ciclomotor e as exigências são diferentes.
É obrigatório ser maior de idade e possui habilitação, além do emplacamento também ser necessário.
Até mesmo luvas para academia são boas escolhas quando tiver que sair dirigindo uma bicicleta elétrica em um dia muito frio.
Como escolher
Existem alguns pontos que são os mais importantes para você se atentar sobre as bicicletas elétricas ao fazer a escolha.
Você precisa definir para que precisará dela, se será para ir e voltar do trabalho, para passeios esporádicos ou para coisas corriqueiras do dia a dia, como uma ida ao supermercado, por exemplo.
Definindo isso será mais fácil de escolher o melhor modelo.
Modelos
Você encontrará três tipos de bicicletas elétricas e cada uma atende a diferentes necessidades.
Bicicletas urbanas: Para pequenos trajetos e passeios
Se você está apenas precisando de um meio de transporte eficiente para se locomover até um mercado ou lugares próximos, este é o tipo ideal de bicicleta elétrica para você.
Muitos modelos possuem até um cestinho na frente para você carregar suas compras.
Existem alguns modelos mais confortáveis para você poder até levar alguém na carona quando quiser. Normalmente são modelos mais pesados.
Bicicleta dobrável: As mais compactas
Essa é a bicicleta ideal para aqueles que têm pouco espaço em casa para guardar a bike. Esse tipo de modelo normalmente é menor e ajuda muito quem precisa carregar em um metrô, por exemplo.
O mais importante nesse modelo é o preso, é ideal que ela tenha mais ou menos 10 quilos, senão pode acabar dificultando muito o transporte.
Existem modelos mais modernos que viram bancos quando estão dobradas e podem ser empurrados como carrinhos de mão.
Bicicletas para mountain bike: Ideais para aventureiros
Essas são ótimas para quem quer fazer trilhas e gosta de aventuras.
Esse tipo de bicicleta normalmente oferece velocidades maiores e com um motor elétrico você terá ainda mais praticidade.
Esses modelos são leves e os pneus bem estáveis, se você precisa de uma bicicleta para andar em solos mais difíceis, esse modelo é o mais indicado.
Essas características, aliadas com os motores, fazem as bicicletas serem ainda mais potentes.
Potência do motor
Aqui é o que define o desempenho das bicicletas elétricas. Escolha modelos que tenham a partir de 250 watts, mas lembre-se que não pode passar de 350 watts para que o veículo continue se encaixando na categoria de bicicletas e não em ciclomotores.
Mas se você quer a melhor potência que é possível, escolha modelos que tenham os 350 watts, eles vão ajudar um pouco mais em subidas e quando você precisar percorrer distâncias maiores.
Quais são as Melhores Bicicletas Elétricas?
Depois de saber mais sobre as principais características das bicicletas elétricas de 2024, certamente você está pronto para escolher o modelo ideal para o seu dia a dia.
Conheça agora alguns modelos de bicicletas elétricas e escolha a melhor para o seu uso.
1. Machine Motors Liberty Lithium
Melhor Bicicleta Elétrica
No products found.
Para começar, esta é uma bicicleta elétrica para quem precisa de desempenho e durabilidade.
Ela tem freios a disco com acionamento mecânico que garantem a segurança, além de boa autonomia.
O modelo é silencioso, tem modo Eco para rodar ainda mais por carga e bateria com vida útil de cerca de 2 anos.
Essa bicicleta elétrica ainda tem farol dianteiro, lanterna traseira para uso noturno e chega a até 25 km/h.
O seu acelerador fica ao lado da manopla, sendo fácil de acionar. Vale saber que ela é bivolt, tem cinco níveis de assistência no pedal assistido e ainda tem display com iluminação noturna.
Quer mais? A Machine Motors Liberty Lithium mostra a distância do trajeto ou total percorrido no painel, tem indicador do nível de bateria e econômetro, além de mostrar o tempo de pedalada.
Mas, não para por aí, ela também tem porta USB que serve de power bank, câmbio dianteiro 3V TZ500 Shimano e traseiro 7V TZ31 Shimano, além de roda livre 7V Index.
Prós | Contras |
Boa autonomia e velocidade | Para nós, não foram encontrados aspectos negativos |
Material resistente e durável | |
Tem pequenos faróis que aumentam a segurança | |
Possui display com iluminação noturna | |
Conta com porta USB power bank |
2. Atrio Chicago BI207
Melhor Bicicleta Elétrica em Custo Benefício
No products found.
Outro modelo interessante é este, que é dobrável e recarregável bivolt. Ela tem grande autonomia e cinco níveis de potência.
Seu freio é do tipo V-Brake, suas rodas aro 20 e a suspensão dianteira. Ela ainda conta com display integrado de LCD (S866) para acompanhar informações como bateria e velocidade.
Resistência também é uma característica desse modelo, já que tem quadro, garfo e guidão em aço com tratamento anti-corrosão e à prova d’água (cambeamento também).
Além disso, vale saber que o avanço, que é feito do mesmo material, tem ajuste de altura. Assim como, as manoplas são ergonômicas e o selim em couro sintético com trilhos em aço.
Outros itens interessantes sobre esse modelo são seus raios em folha dupla, pinhão de roda livre 18T e os pedais que também são dobráveis.
De fábrica, essa bicicleta elétrica vem com pneus e câmera de ar Wanda 20×1,75 polegadas e ainda possui sensor ultra sensível com 12 pontos magnéticos.
Saiba também que o carregamento total da bateria leva cerca de 4 horas.
Prós | Contras |
Grande autonomia | Não deixa clara quantas velocidades e a velocidade máxima |
É dobrável e bivolt | |
Tem display integrado | |
Seu material é anti-corrosão | |
Pedais também são dobráveis |
3. Atrio – BI208
Bicicleta Elétrica Barata Retrô
No products found.
Semelhante ao modelo anterior, esta também tem suspensão dianteira e é recarregável. Porém, tem roda maior, com 26 polegadas e quadro rebaixado.
Ela também tem cinco níveis de potência, freios V-Brake e é bivolt, podendo ser recarregada em qualquer região do país.
Como a outra bicicleta elétrica da Atrio, esta também tem alta autonomia, de até 90 km e quadro, guidão e avanço em aço.
Ela tem estilo retrô, ajuste de altura do quadro, manoplas ergonômicas, guidão tipo pássaro e banco em couro sintético com trilhos em aço.
Reforçando a durabilidade, ela tem câmbio traseiro Shimano Tourney RD-TZ500 e o trocador Shimano Tourney SL-TX30, ambos de 6 velocidades.
Assim como, tem eixo selado, pedivela de 170 mm e pedais com plataforma de plástico dobráveis.
Também vale a pena saber que ela tem corrente Z6, raios de folha dupla e já vem de fábrica com pneus e câmera de ar Wanda 26×1,75 polegadas.
Como a Atrio Chicago BI207 esta também leva 4 horas até sua recarga estar completa.
Prós | Contras |
Grande autonomia | Preço mais elevado |
Tem eixo selado | |
Feita de aço, muito resistente e durável | |
É bivolt | |
Tem pedais com plataforma dobrável |
4. Rocket Beach Cargo
Bicicleta Motorizada Mobilete 2 Tempos
- Quadro: aço ARBL
- Motor: 80 CC 3,2 HPS Via Appia Speed Street
- Autonomia: até 60 km por litro
- Velocidade máxima: 65 km/h
- Câmbio: não se aplica
- Bateria: não se aplica
- Peso: não informado
Para quem gosta de cor e quer uma bicicleta motorizada, esta é uma boa opção. Ela tem branco, laranja, azul, vermelho e preto e é de 2 tempos.
Outros pontos interessantes são que ela tem suspensão dianteira, freio a disco e rodas com raios mais grossos.
Ela é umas das mais resistentes da categoria, aguentando até 160 kg, já que é feita de aço ARBL, de alta durabilidade e baixa liga.
O que mais chama atenção é sua autonomia e velocidade. Por isso, de acordo com o fabricante, o ideal é que o condutor tenha pelo menos 1,55 m, por segurança.
Além disso, vale saber que ela tem cano duplo, baixa emissão de ruído, mínimo de trepidação e estrutura resistente a trincas e quebras.
Para fechar, suas rodas têm 26 polegadas e ela foi projetada para o mercado nacional, com kit de motor Via Appia Speed Street.
Prós | Contras |
Potente e com alta autonomia | Para nós, não foram encontrados aspectos negativos |
Chega a grande velocidade | |
Material é muito resistente e de baixa liga | |
Aguenta até 160 kg | |
Baixa emissão de ruído |
5. Duos Confort Full
Melhor Bicicleta Elétrica Feminina
No products found.
Para fechar, esta bicicleta elétrica tem suspensão dupla com freio a disco dianteiro e a tambor traseiro, sendo segura e confortável.
A Duos Confort Full tem como características principais: garfo tipo Head Set, motor com rolamento selado, rodas aro 26 e estrutura toda em aço.
Assim como, tem manete em alumínio, corrente TEC – C410 x114L, pedivela 165 Monobloco e pneus de fábrica Kenda Flame 15×2,125 polegadas.
O produto ainda tem buzina, chave liga/desliga, para-lamas com refletor na traseira, bagageiro e amortecedores dianteiro e traseiro.
Saiba que sua fabricação é 100% brasileira, com direito ainda a acelerador e pedal assistido.
Por fim, ela suporta um peso máximo de 90 kg e é indicada para quem tem entre 1,50 e 2,10 m. Além disso, recomenda-se seu uso na cidade, para passeio.
Seu tempo de recarga é semelhante aos demais modelos, a partir de 4 horas.
Prós | Contras |
Boa potência e autonomia | Não deixa claras as velocidades disponíveis |
Tem buzina e refletor na traseira | Preço mais elevado |
Conta com espaço para bagageiro | Suporta até 90 kg somente |
É resistente e durável | |
Motor tem rolamento selado |
Conclusão
Agora que você conhece mais sobre as características das bicicletas elétricas, certamente está pronto para escolher a melhor bicicleta para o seu uso.
Não se esqueça de levar em consideração as informações que trouxemos para que você não invista dinheiro em um modelo que não supra suas necessidades.
Não deixe de conhecer também cada um dos modelos que estão na nossa lista de sugestões. Certamente um deles poderá ser o ideal para o seu uso.
E caso você não seja muito fã de bicicletas, uma outra forma de locomoção que temos hoje em dia são os skates e temos um artigo dedicado a te ensinar a comprar e apresentar quais são os melhores skates, recomendamos que dê uma passada lá também.