10 Benefícios da Canela para seu Organismo em 2020

Escrito por | Atualizado em 25/01/2020

A canela é um excelente alimento capaz de trazer muitos benefícios para o organismo. Dentre os principais benefícios da canela para seu organismo estão a aceleração do metabolismo, as propriedades anti-inflamatórias e o auxílio na prevenção de doenças cardíacas.

A canela pode ser consumida de diversas maneiras como em pó ou em casca. Além disso, é muito utilizada como tempero tanto em receitas doces quanto em receitas salgadas e em chás.

Nesse artigo trouxemos para vocês diversas informações sobre os tipos de canela e os 10 benefícios de incluir esse alimento no seu dia a dia. Confira!

Quais os Diferentes Tipos de Canela?

Surpreendentemente, embora nem todos os tipos de canela sejam utilizadas popularmente, a diversidade de tipos é bastante grande.

Dentre essas variedades estão a Canela Verdadeira, a Canela Saigon, a Canela Cassia e outras. Conheça agora um pouco mais sobre cada uma delas:

Canela Verdadeira ou do Ceilão

Além de todos os benefícios que a canela nos traz a Canela verdadeira, de Ceilão ou Mexicana, tem um benefícios em particular. Trata-se dos baixos níveis de cumarina em sua composição.

A cumarina é um componente químico natural da canela que, ao ser consumida diariamente pode causar malefícios a saúde, principalmente malefícios hepáticos.

Sendo assim, a canela verdadeira é a melhor variedade de canela para quem gosta de consumi-la diariamente.

Canela Korinjte

A canela Korinjte ou também conhecida como Canela Indonésia é uma canela originária na região da Indonésia, alguns locais da Coreia e Japão.

Possui benefícios como o aumento do metabolismo e a proteção as doenças cardíacas. Seu preço pode ser um pouco alto.

Canela Saigon

A canela Saigon é uma canela que têm ganhado bastante popularidade recentemente. Ela é originária do Vietnã e em termos de aroma e sabor ela é realmente impressionante. É mais picante, tem um sabor mais intenso e mais doce.

Esse misto de sensações faz da canela de Saigon uma canela bastante interessante para utilizar em preparos culinários especiais. Além disso, por possuir níveis altos de cumarina não deve ser a canela escolhida por quem gosta de consumir canela diariamente.

Ela é um pouco mais cara do que outras canelas, o que também faz com que seja uma canela mais interessante para usos especiais.

Canela Cassia

A canela Cássia é a canela mais conhecida dentre todas as variedades apresentadas. É também a mais utilizada no Brasil.

Pode ser encontrada em pó ou em casca e é utilizada nas mais diversas preparações de doces, salgados e até bebidas.

Como Fazer Chá de Canela da Maneira Correta?

Uma das maneiras mais conhecidas de se consumir a canela é por meio de deliciosos chás.

Porém, para aproveitar melhor todos os benefícios da canela é importante que o chá seja feito da maneira correta.

Acompanhe o nosso passo a passo para preparar um delicioso chá de canela.

Para esse tipo de preparo, a canela mais recomendada é a canela de Ceilão.

Ingredientes

  • 2 pedaços de canela em casca
  • 2 xícaras de água

Preparo

O preparo do chá de canela é bem simples. Coloque em uma jarra a água e a canela em casca. Deixe ferver durante 5 minutos.

A fervura é importante para que sejam extraídas todos os benefícios da canela. Após o tempo de fervura, retire do fogo, tampe e deixe amornar. Está pronto para beber.

Quais são os Benefícios da Canela?

1. Acelera o Metabolismo

Um dos principais benefícios da canela é o seu poder de acelerar o metabolismo. Essa propriedade vem da parte oleosa da canela onde está um composto chamado cinamaldeído.

Esse composto é capaz de auxiliar na aceleração do metabolismo de quem consome a canela em qualquer uma de suas formas.

Dessa forma, o indivíduo que ingere a canela seja em chá, em cápsula ou até mesmo em preparos têm sua atividade metabólica acelerada e com isso ganha picos de disposição durante o dia.

Além disso, com o metabolismo acelerado, o corpo humano também passa a consumir mais calorias em um dia. Assim, é possível dizer que a canela também auxilia nos processos de emagrecimento.

2. Tem Ação Anti Oxidantes

Antioxidantes são compostos capazes de proteger o organismo humano de danos oxidativos. Esses danos acontecem em razão da alta concentração de radicais livres no corpo.

Dessa forma, os antioxidantes são capazes de combater os radicais livres. De acordo com alguns estudos acerca dos benefícios da canela, em sua composição está uma grande quantidade de antioxidantes como os polifenóis.

O poder antioxidante da canela é tão alto que ao ser comparada com a ação oxidante de outras 26 especiarias a canela foi a grande campeã. Isso porque é a especiaria mais rica em antioxidantes superando alimentos como alho e orégano.

3. Reduz o Risco de Doenças Cardíacas

As doenças cardíacas são as doenças que mais matam pessoas prematuramente no mundo todo. Sendo assim, se proteger delas é uma necessidade.

Nesse sentido, a canela tem se mostrado um excelente alimento para auxiliar no combate às doenças cardíacas.

Isso porque a canela é capaz de auxiliar, por exemplo, na redução dos níveis de colesterol total, nos níveis de colesterol LDL e nos níveis de triglicerídeos. Tudo isso mantendo a estabilidade do colesterol HDL considerado o colesterol “bom” no corpo humano.

Alguns estudos apontaram até mesmo para o aumento do colesterol bom, HDL, nos pacientes que ingeriram doses de canela. Para todos esses efeitos, os mesmo estudos indicam que 120 miligramas deve ser o suficiente.

Estudos feitos com animais demonstraram outros benefícios também muito interessantes. Dentre eles, a canela se mostrou eficaz em reduzir a pressão arterial.

Todos esses benefícios da canela, apontam ainda para um benefício maior que é a redução dos riscos de doenças cardíacas.

4. Melhora da Sensibilidade do Corpo à Insulina

Um dos principais hormônios responsáveis pela regulação do metabolismo humanos é a insulina.

Atualmente, por fatores genéticos ou mesmo devido a má qualidade de vida em termos de alimentação e exercícios físicos faz com que seja muito comum uma condição denominada resistência à insulina.

Trata-se de uma característica bastante marcante em doenças como diabetes tipo 2 ou síndrome metabólica.

Para essas pessoas a canela pode ser uma ótima aliada. De acordo com estudos, essa especiaria tem a capacidade de reduzir drasticamente a resistência do corpo à insulina.

Dessa forma, a canela é capaz de auxiliar a insulina a cumprir com seu papel no metabolismo humano. Para obter esse benefício basta consumir a canela em pó ou em casca nos chás ou em outros preparos.

5. Diminui o Açúcar no Sangue

Ainda em relação a quantidade de açúcar no sangue a canela também consegue ajudar na diminuição da concentração desses açúcares.

Além dos benefícios da melhora de sensibilidade à insulina, a canela consegue também segurar os níveis de glicose que entram na corrente sanguínea logo após a refeição.

Para tanto, a canela interfere no processo digestivo bloqueando a ação de enzimas. Dessa forma a decomposição dos carboidratos no trato digestivo é retardada graças à ação da canela.

Outro efeito positivo da canela é a sua capacidade de atuar nas células com efeitos muito semelhantes aos da insulina.

Embora atue mais lentamente do que a insulina, essa ação da canela melhora a absorção da glicose pelas células.

Os testes que já foram feitos em humanos apontaram para excelentes efeitos antidiabéticos da canela.

Esses estudos mostraram que ela auxilia na redução dos níveis de açúcar no sangue quando o indivíduo está em jejum em até 29%. Para tanto, a dose mais eficaz é de aproximadamente 6 gramas de canela por dia.

6. Previne Doenças Neurodegenerativas

Por mais incrível que possa parecer, a canela também tem demonstrado ótimos benefícios no tratamento de doenças neurodegenerativas.

Essas doenças são caracterizadas pela progressiva perda das funções ou mesmo da estrutura física as células cerebrais.

Atualmente, os dois tipos mais comuns de doenças neurodegenerativas são o chamado Mal de Parkinson e a doença de Alzheimer.

Três estudos feitos com a canela demonstraram que ela possui um composto capaz de inibir uma das proteínas que ao se acumular no cérebro podem dar início a doença de Alzheimer.

Testes feitos em ratos portadores da doença de Parkinson apontam para benefícios da canela quanto à proteção dos neurônios, a normalização dos níveis de neurotransmissores e a melhora das funções motoras.

7. Previne Câncer

Outro benefício da canela que tem sido amplamente estudado é a potencial prevenção e tratamento em quadros de câncer.

Os estudos sugerem que o extrato da canela é capaz de proteger as células do crescimento descontrolado, ou seja, do câncer.

Essas descobertas foram feitas em ambiente controlados. Porém, os experimentos feitos em tubos de ensaio mostraram mais precisamente compostos da canela ativando respostas antioxidantes e protetoras em células do cólon humano.

8. Combate Fungos e Bactérias

A canela também possui um excelente benefício quanto ao combate a fungos e bactérias. O principal componente ativo da canela, o cinamaldeído, é o responsável por esse benefício.

Graças ao cinamaldeído é possível tratar diversas infecções, principalmente quando utilizando o óleo de canela.

Dois estudos específicos  mostraram que a canela pode também inibir o crescimento de algumas bactérias como a Listeria e a Salmonella.

Além de que, os efeitos antimicrobianos podem também ser utilizados para prevenir a cárie dentária e até mesmo para diminuir o mau hálito.

9. Alívio de Cólicas Menstruais

O período menstrual pode ser extremamente incômodo para diversas mulheres. A boa notícia é que a canela pode ajudar a aliviar as dores das cólicas menstruais.

Esse benefício foi notado em um estudo em que adolescentes que tomaram cápsulas de 420mg de canela por três vezes no dia e durante o período menstrual, apresentam redução dos incômodos menstruais.

Os malefícios que foram diminuídos são as cólicas, as náuseas, o vômito e até mesmo o fluxo de sangramento.

Aparentemente, os benefícios não acompanharam nenhum efeito colateral e o próprio estudo afirmou que este pode ser considerado um tratamento bastante seguro e eficiente para as condições de dismenorreia em mulheres jovens.

10. Alívio de Inflamações

As inflamações são processos que o corpo humano desencadeia com o intuito de combater algum tipo de infecção ou mesmo reparar danos em tecidos.

De modo geral, trata-se de uma resposta natural do corpo e não deve ser combatida. Porém, inflamações crônicas, ou seja, que duram mais do que o período esperado, podendo se estender a meses de dor e causam muito incômodo.

Na presença de inflamações crônicas, em primeiro lugar deve-se procurar um médico para alertá-lo quanto ao uso de algum tipo de remédio ou à adoção de algum tratamento.

Uma maneira interessante de aliviar as inflamações é recorrendo ao chá de canela. Alguns estudos mostraram que os antioxidantes presentes na canela conseguem auxiliar na diminuição de inflamações.

Dessa forma, o chá de canela é um forte aliado no combate às dores e incômodos de inflamações crônicas.

Cuidado

O chá de canela é um excelente chá que possui diversos benefícios para a saúde. Porém, trata-se de um alimento capaz de estimular as contrações uterinas. Exatamente por isso, traz benefícios quando ingerido durante a menstruação.

Mas é preciso ter cuidado: por conta desse efeito o chá de canela pode ser abortivo. Sendo assim, não é recomendado que mulheres grávidas ingeriram o chá de canela.

Em caso de qualquer suspeita de gravidez o consumo do chá de canela deve ser cessado de imediato até que seja feito um exame e a gravidez seja confirmada ou não.

Nesses casos, um médico poderá auxiliar melhor quanto ao que poderá ou não ser consumido, e quanto à canela qual dosagem diária é permitido para mulheres grávidas.

Conclusão

A canela em seus vários tipos e nos mais diversos preparos é um ótimo alimento para manter a saúde em dia.

Além dos benefícios da canela citados ela ainda auxilia na disposição do dia a dia. Sendo assim, não deixe de consumir esse alimento tão rico, seja em forma de chá ou mesmo de temperos.

Só não se esqueça de estar sempre atenta com o efeito abortivo do chá de canela. Sob qualquer suspeita de gravidez suspenda imediatamente o consumo de canela e não deixe de consultar um médico.

Deixe um comentário