Água de Berinjela Emagrece? Veja o Que Sabemos Sobre Isso em 2020

A berinjela é um alimento completo nutricionalmente, pois possui fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais. Além disso, possui baixo valor de carboidratos, sendo normalmente incluída em dietas cuja finalidade é a perda de peso ou diminuição do índice de gordura.

Benefícios da Água de Berinjela
1 – Equilíbrio dos Níveis de Colesterol
2 – Prevenção e Até Mesmo Controle de Diabetes
3 – Controle da Gordura Abdominal
4 – Auxílio na Digestão e Absorção de Nutrientes
5 – Prevenção de Doenças Cardiovasculares
6 – Benefícios à Saúde Óssea
7 – Aumento da Imunidade

Há inclusive bastante relação entre o consumo de berinjela e a estabilização da pressão arterial.

O consumo deste legume, quando utilizado com a finalidade de emagrecimento, geralmente se dá com a berinjela crua.

No entanto, também pode ser cozida, assada e até mesmo frita (sendo esta opção a menos frequente, por conta da adição de gordura saturada da fritura).

Além do consumo da berinjela das formas mencionadas, também é possível usufruir de seus benefícios nutricionais sem a necessidade de come-la.

Algumas possibilidades alternativas incluem consumir a berinjela em cápsulas, bem como através de chás, farinhas e até mesmo a chamada água de berinjela.

Neste texto, apresentamos os principais benefícios do consumo da água de berinjela, mencionando também seu modo de preparo.

Como Preparar Água de Berinjela em Casa

Água de beringela

Para preparar sua água de berinjela, siga os seguintes procedimentos:

  1. Escolha uma berinjela de tamanho médio, preferencialmente não muito madura.
  2. Descasque ela por inteiro, lavando-a bem e cortando-a em cubinhos.
  3. Por fim, em uma jarra com aproximadamente 500 ml de água, coloque os cubinhos de berinjela e deixe repousar de um dia para outro, preferencialmente na geladeira.
  4. Há pessoas que optam por espremer um limão junto da água com berinjela, tanto por conta do sabor quanto em virtude dos benefícios adicionais. Contudo, neste texto apresentamos os benefícios da água de berinjela sem a adição de limão.

Benefícios da Água de Berinjela

Como acontece com a grande maioria dos alimentos, a forma como você consome berinjela influencia os benefícios que você adquire ao consumi-la.

Assim, ainda que possam haver semelhanças, existem algumas especificidades ao optar por ingerir a água de berinjela ao invés de comê-la cozida, assada ou frita. Confira a seguir os principais benefícios ao consumir água de berinjela.

1 – Equilíbrio dos Níveis de Colesterol

O colesterol é importante para que nosso organismo realize, de forma típica, certos processos bioquímicos e fisiológicos.

Todavia, é necessário haver equilíbrio, com predominância do colesterol HDL em relação ao LDL. E a água de berinjela ajuda a regular os níveis de colesterol, uma vez que fibras presentes na berinjela ajudam a eliminar o colesterol LDL.

2 – Prevenção e Até Mesmo Controle de Diabetes

A água de berinjela ajuda a diminuir a glicemia sanguínea, fator responsável pelos picos de insulina e fator de risco para o desenvolvimento do Diabetes Mellitus tipo 2.

3 – Controle da Gordura Abdominal

Os picos de insulina são responsáveis pelo acúmulo de gordura na região abdominal.

Tanto que atletas profissionais que fazem uso de insulina para aumentar seu potencial anabólico acabam ficando com o abdome dilatado, mesmo que com baixo percentual de gordura.

E como a água de berinjela ajuda a prevenir picos de insulina, consequentemente ela acaba ajudando no controle da gordura abdominal.

4 – Auxílio na Digestão e Absorção de Nutrientes

Um copo de água de berinjela cerca de 30 minutos antes de grandes refeições pode melhorar significativamente a capacidade de absorção de certos nutrientes.

Isso é fundamental, tendo em vista que não adianta você ingerir nutrientes de boa qualidade se seu organismo estiver impossibilitado de absorvê-lo.

Além disso, a água de berinjela também ajuda no processo de digestão como um todo. Com isso, você evita sensação de desconforto abdominal e inchaço que certos alimentos podem causar.

5 – Prevenção de Doenças Cardiovasculares

O colesterol, a glicemia elevada e a gordura abdominal são fatores de risco para doenças cardiovasculares. Sendo assim, o fato da água de berinjela ajudar a diminuir tais fatores de risco já auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.

Além disso, o Magnésio, o Zinco e as Vitaminas do complexo B presentes na berinjela ajudam a manter o coração saudável, pois ajudam a manter a pressão arterial estabilizada.

6 – Benefícios à Saúde Óssea

Ainda não há consenso acerca de qual forma de consumo da berinjela a torna mais benéfica para a saúde óssea, sendo sugerido por alguns Nutricionistas que cozinha-la a vapor seria a forma mais indicada.

Ainda assim, já se sabe que o consumo da água de berinjela ajuda a melhorar a condição óssea significativamente, prevenindo dores nas articulações e complicações ósseas mais específicas, tais como osteoporose.

7 – Aumento da Imunidade

Tudo que possui ação antioxidante ajuda a manter a imunidade potencializada. E a água de berinjela, especialmente em jejum, possui ação antioxidante.

Além domais, a berinjela possui Vitamina C, que por sua vez está associada a recuperação da imunidade e o combate a certas doenças.

Conclusão

Neste texto, apresentamos a você os principais benefícios da água de berinjela, mostrando também o quanto é simples você preparar em sua própria casa.

Os benefícios são prejudicados por hábitos alimentares inapropriados, como por exemplo ingerir frituras e carboidratos de alto índice glicêmico em excesso, de modo que para garantir os benefícios da água de berinjela é importante ter um estilo de vida saudável.

Igualmente, lembramos que o consumo de água de berinjela não substitui nenhum tratamento específico para complicações metabólicas ou cardiovasculares.

Para garantir maior eficácia, insira o consumo de água de berinjela em sua dieta com a supervisão de um Nutricionista ou profissional de saúde.

Sobre o Autor: Elemar Berwanger

Deixe um comentário